quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A importância de dormir bem!!

The post A importância de dormir bem para conseguir fazer tudo no dia a dia appeared first on Vida Organizada
 
 
"Há cerca de três semanas, eu viajei a trabalho e foi bastante intenso, pois não descansei direito e acabei ficando meio mal de saúde. Nesta semana, estou fazendo um curso no exterior (com fuso horário diferente) e tem sido bem complicado lidar com a questão do bem-estar, porque o curso é das 8 às 19h, já bem cansativo naturalmente, e ainda tem todo o outro lado do fuso.

Por isso, o que eu tenho feito é priorizar o meu descanso. E só depois daquela semana que eu tive há um tempo atrás é que eu percebi como descansar bem faz toda a diferença. Talvez seja coisa da idade…

Eu sei que muitas vezes temos fases na vida em que é simplesmente difícil descansar. Lembro de quando eu fazia estágio e estudava à noite, que eu chegava em casa meia-noite e precisava acordar às 6h, mas ainda tinha que tomar banho, arrumar minhas coisas para o dia seguinte e pegar no sono (demoro para dormir). Com isso, eu facilmente dormia apenas de 4 a 5 horas por noite, e o resultado foi ter tido uma crise de labirintite e engordado uns 10kg.

Depois da semana passada, quando passei mal, eu decidi que meu descanso é mais importante que o trabalho. Simples assim. Então, se eu estiver cansada, dou um jeito de descansar e compensar depois. Tiro um cochilo na hora do almoço, durmo 1h em casa antes de voltar ao trabalho e atitudes do tipo. Aqui no curso, tenho dormido um pouco na hora do almoço e isso tem feito toda a diferença para aguentar o restante das horas no período da tarde.

Portanto, pode parecer que saúde não tem nada a ver com organização, mas tem sim! Se eu não estiver bem e descansada, não consigo fazer 50% das coisas que eu teria que fazer no dia em questão. Priorizar o descanso é tão importante quanto trabalhar e fazer todas as outras coisas que você tem para fazer, então tenha esse compromisso com você mesmo(a)!

Por exemplo, dormir de 10 a 20 minutos já dá outra carga de energia para aguentar o restante do dia. Algumas empresas inclusive estão investindo nessa horinha da soneca depois do almoço, ao redor do mundo (tomara que a moda pegue!). Quem consegue dormir entre 1h e 1h30 fica bem, mas deve evitar, caso tenha problemas para adormecer à noite. A experiência tem me mostrado que o sono de 20 minutos já é bastante revitalizante, e vale a pena.

O problema é encontrar lugar para dormir quando se trabalha fora, não é mesmo? Se você tem carro, pode tirar uma soneca lá dentro. Algumas pessoas procuram lugares mais tranquilos da empresa onde trabalham para fazer isso (tinha um amigo que dormia no banheiro!). Eu certamente acho que as empresas deveriam providenciar um cantinho assim para as pessoas descansarem um pouco".

Como funciona na sua empresa? Você tem algum lugar para descansar? O que você pensa sobre esse assunto?

11 comentários:

  1. Dormir bem faz toda a diferença Ana, quando eu trabalhava fora, eu dormia em torno de 1h na hora do almoço, e encarava bem melhor o restante do dia!
    bjsssss

    ResponderExcluir
  2. Preciso mesmo das minhas 8 horas de sono, de modo contrário na manhã seguinte a minha cabeça anda meia "tonta". Dou muita importância a uma boa noite de sono.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Preciso mesmo das minhas 8 horas de sono, de modo contrário na manhã seguinte a minha cabeça anda meia "tonta". Dou muita importância a uma boa noite de sono.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Quero saber é como fazer para não dormir. Para não ter sono. Isso é que importa. Para mim.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana
    Como não trabalho fora há muitos anos, não tenho este problema de arranjar um local pra dormir após o almoço, mas acho que é muito importante pelo menos uns 20, 25 minutinhos de soneca, pra voltar bem disposto para o 2º tempo do serviço.
    Beijo

    ResponderExcluir

  6. Com meu carinho de sempre
    e amor incondicional .
    Estou marcando minha presença
    para desejar um abençoado final de semana.
    Desejo de coração que veja minha postagem .
    Quanto a comentar ficarei feliz mais faça aquilo
    que mandar seu doce coração.
    Beijos que sei final de semana seja na benção e na paz de Deus.
    Evanir. Hoje grandes industriais já reserva horário para o descanso dos funcionarios mantendo colchões onde eles dormem fico feliz com avanço de poucos mais jé é um grande começo.

    ResponderExcluir
  7. Tem toda razão,Ana.

    Dormir é essencial para o organismo,inclusive para o bom humor.
    Eu com sono sou "meio chata", viu? Mal humorada....rsrsrs
    Meu bio ritmo desde de criança é vespertino. De manhã sou meio lenta até pra raciocinar....ahahah Por isso, optei trabalhar a tarde e a noite. Chego em casa em torno das 22:00h, ativa, alegre, como se fosse 10:00 da manhã. E vou dormir só lá pras 2:00 a.m. Acredita?
    E essa soneca depois do almoço não é boa pra mim. Se dormir qualquer tempinho, volto a acordar lenta novamente. Então, prefiro acordar mais tarde tipo 8:00 - 9:00 e ficar alerta até a noite....rs

    O engraçado é que cada pessoa tem um bio ritmo e aprendia respeitá-lo. Não luto mais com ele e sou mais feliz.

    Um bom fim de semana pra vc e bom descanso.

    Bjinhos
    Isabela

    ResponderExcluir
  8. Uma boa noite de sono é fundamental para organismo, bela postagem.
    Beijo lisette.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,
    Por conta das medicações, estou dormindo muito! Não sei o que faria se estivesse trabalhando!
    Beijos 1000 e um ótimo final de semana.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  10. oi Ana

    Com a reforma aqui em casa e o cheiro de tinta eu não dormia bem, as 5 horas eu acordava e ia dormir depois da 1 da manhã. Agora que acabou tudo que estou começando a dormir direito, mas sinto minha cabeça muito cansada, estou acabada e esquecida de tudo. Vou até pedir uma vitamina pra memória na consulta do cardio esta semana. Nunca passei uma fase assim. Mas com certeza vou melhorar.

    bjuuuu

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana,
    Eu ainda não recebi alta, mas estou bem melhor. Não vou voltar a trabalhar tão cedo, pois estou de licença-prêmio e só volto no começo de 2014. Folga e tédio...
    Aproveite a semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato comigo pelo e-mail bragamaral@uol.com.br.
Agradeço, Ana Maria