quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Saboreie seu café.


Um grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade. Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo. Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras de porcelana, plástico, vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas, dizendo a todos para se servirem. Quando todos os estudantes estavam de xícara em punho, o professor disse: -Se vocês repararem, pegaram todas as xícaras bonitas e deixaram as simples para trás. Não está errado querer o melhor para si...mas, muitas vezes, esta é a fonte dos maiores problema!! Vocês podem ter certeza de que a xícara em si não adiciona qualidade nenhuma ao café. Na maioria das vezes, são apenas mais caras e, algumas vezes, até ocultam o que estamos bebendo. O que todos realmente queriam era o café, não as xícaras, mas escolheram, conscientemente, as melhores xícaras...
Agora, pensem nisso: a vida é o café. Empregos, dinheiro e posição social são as xícaras. Elas são apenas ferramentas para sustentar e conter a vida.
Às vezes, ao nos concentrarmos apenas na xícara, deixamos de saborear o café. Portanto nunca deixe de saborear o seu café!

24 comentários:

  1. Lindo Ana!
    Isso mesmo! Temos que saborear nossa vida e aproveitá-la da melhor maneira possível.Dinheiro e emprego são uma necessidade dos dias atuais, mas não podemos viver em função deles e nem deixá-los nos dominar.
    Viva a VIDA!!
    Bjokas e obrigada pelos comentários lá no blog! Vc é muito fofa!

    Flávia

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!!!Que todas nós possamos parar após a leitura e refletirmos ...Como tem sido o nosso viver? Será que estamos saboreando a nossa vida ,ou estamos tão preocupadas com as cosas materiais que nem nos damos conta de que a "vida bem vivida é maravilhosa!!!!"
    beijinho
    Tina (Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,
    Amei o texto. Precisei levar umas bordoadas da vida para aprender a apreciar o café.
    Bjkas e um ótima quinta-feira para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Aninhaaaaa !!
    Que bonitinhooooooo o texto !!!
    E está certíssimo, as vezes nos deixamos levar em busca de coisas materiais e deixamos de lado a coisa mais simples que é viver !!! Viver feliz, viver com amor, viver com amigos, viver com a família...
    Ainda não esqueci do post das flores de sua mamy, ela sabe saborear bem o cafézinho dela !!!
    Beijooos

    ResponderExcluir
  5. Ana,
    Excelente texto!!!
    Mas se eu estivesse na audiência com esse professor iria escolher uma xícara muito bonita, pois gosto demais de xícaras....
    bs,

    ResponderExcluir
  6. Grande reflexão, Ana.
    Simplesmente amei.
    Bjos floridos, porque chegou a primavera

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana Maria
    Descobri seu blog por mero acaso e gostei muito do que vi. Vou te acompanhar daqui pra frente.
    Parabéns pelo blog bacana.
    Beijo
    Maria Célia- mundodecissa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Aninha, obrigada de coração pela visita e pelo cmentário que deixou para mim de forma tão carinhosa. Amei o texto do café e das xícaras...foi importante para mim ler, para lembrar que estava deixando de ser o café, e dando mais importância as xícaras. Oh amiga, desde a preda de meu irmão, que faz 5 meses depois de amanhã, que tenho tentado voltar ao meu blog e a outras atividades que me deixam felizes, até tenho me esforçado mas parece que algo fica me puxando para tras o tempo todo. Mas n sou de desistir, sei que essa dor n vai passar, mas preciso aprender a conviver com ela, e transforma-la em algo bom, que com certeza era o que deixaria meu irmão feliz. Sei de td isso e tenho me esforçado, mas, humanamente falando, ta difícil viu amiga? Aos poucos estou voltando aos trabalhos, embora parece que n sei mais fazer as coisas com o capricho que eu dedicava antes. Ando sem paciencia, e apesar de ter fé, tem horas que desabo mesmo. Agradeço imensamente que pessoas como você e outras amigas blogueiras não tenham me esquecido, apesar do meu afastamento. Achava que quando voltasse aqui, não encontraria ninguém, mas fiquei muito emocionada quando me deparei com sua mensagem e outras tres, que com certeza é Deus me dizendo para não desistir. Tenho apenas a agradecer por pessoas como vocês que me deixaram esses comentários existirem. Deus te abençoe de tdo coração. Milhões de bjos super carinhosos.

    ResponderExcluir
  9. PS: Desculpa, houve uma troca de letras no q escrevi acima. *perda e n preda. Perdoe-me, ok?

    ResponderExcluir
  10. Adoro seus textos. E a vida é para ser vivida com um sabor todo especial.
    Bjus.

    http://novamodaemdestaque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Faz tempo que não passo por aqui. Hoje como vi o post sobre o café, pensei. Viche! Ela vai dar uma dica sobre café e como sou fissurada em café li todo o texto.Adorei , que lição!!!Como sempre, né Ana.
    Bjs Lais

    ResponderExcluir
  12. Eu penso que aparencia é importante. E numa xícara bonita o café vai ficar gostoso.

    ResponderExcluir
  13. Lindo demais!
    Mas é natural procurarmos algo melhor, "mais belo" para nós.
    Acho que pe a lei da sobrevivencia!
    hahaha
    Só que tem pessoas que exageram demais nisso né?!
    Bjs querida!
    Bom sábado!


    www.bellezapoemesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana!!!

    Palavras sábias! Estou tentando fazer isto, todos os dias. Afinal há valores muito mais importantes do que bens materiais, não é mesmo?

    Bjus.

    Clau

    ResponderExcluir
  15. Que texto bonito, Ana! Acredito nesse conceito também! As xícaras são só a parte externa, o que realmente importa é o conteúdo delas! Grande beijo!!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Repondendo ao que me perguntou. Estive viajando por Minas Gerais, pois estava de licença.Agora tenho que correr com provas e tudo mais. Tempo que é bom não sobra. É tudo correria.
    bjs Lais

    ResponderExcluir
  17. Querida amiga Ana,
    a postagem sobre o café na xícara bonita foi um gancho para uma boa reflexão. O que vale é o conteúdo, o saber do café, o paladar, usar os sentidos que DEUS nos deu. Um beijo e um lindo domingo!

    ResponderExcluir
  18. Não estou conseguindo escrever comentarios em blogs. Vim aqui para vê se segue.

    ResponderExcluir
  19. Olá amiga

    Amei o texto!!!!!
    Que saudades de vc. Ando cheia de compromissos pós viagem e não tenho me dedicado ao blog como gostaria. Na próxima terça-feira farei uma cirurgia, boa é claro, daquelas em que vamos à clínica felizes para nos internarmos. Espero que fique tudo perfeito e no lugar certo. Depois terei muito tempo para me dedicar ao blog, pois ficarei um tempo fora de circulação.

    Bjo

    ResponderExcluir
  20. Nossa!!!
    Muito bom esse texto e é verdade né...

    PS: Estou seguindo voce ja!
    Bom domingo
    ;*
    Marina

    ResponderExcluir
  21. OI, Ana querida !
    Que lindo texto...já tinha lido anteriormente, mas é sempre bom lermos novamente e refletirmos sobre o que estamos priorizando, né?
    Querida, vc trabalhando no domingo? Vc trabalha aonde? Ainda bem que folgas amanhã, né?rsrsrsrs
    E obrigada pela visitinha carinhosa lá no blog, viu?
    Um beijao e uma ótima semana !
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Ana!

    Obrigada pela força com as caixinhas! Pretendo aprender e melhorar.

    Bjão e agradeço também pelo carinho de sempre nas visitinhas no meu blog.

    Clau

    ResponderExcluir
  23. Ana,obrigada por compartilhar esse belo e verdadeiro texto.
    Gostei de ver como vc é animada, faz pilates e ainda caminha, que coisa ótima!É bem como vc disse mesmo, se pararmos já era.
    Boa semana,bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato comigo pelo e-mail bragamaral@uol.com.br.
Agradeço, Ana Maria