quarta-feira, 24 de março de 2010

Panqueca sem farinha de trigo.

No programa da minha xará Ana Maria Braga, vi uma receita de panqueca sem farinha de trigo. Por conta disso me interessei e já estou com a receita para fazer aqui em casa a qualquer momento.
Tem pessoas que não podem comer nada com farinha de trigo e esta é uma boa receita.

Repasso para quem interessar:

Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz cru
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sobremesa) de margarina
- 1 tablete de caldo de frango
- 2 ovos
- sal a gosto


Opção de recheio

- 600 g de coxa de frango sem pele e picada na ponta de faca
- sal a gosto
- 2 dentes de alho grande picadinhos
- 200 ml de caldo de frango
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de açúcar
- suco de 1 limão
- 1 pimenta dedo-de-moça picadinha
- 2 colheres (sopa) de molho de peixe (nampla)
- 2 cebolas roxas cortadas em tiras
- 2 colheres (sobremesa) de gengibre ralado
- folhas de hortelã, coentro e manjericão picadas a gosto
- 2 colheres (sopa) de arroz cru tostado e moído

Modo de Preparo
1- Numa tigela deixe de molho 1 xícara (chá) de arroz cru em 3 xícaras (chá) de água, fora da geladeira por no mínimo 12 horas. Depois deste tempo escorra e reserve.

2 - Num liquidificador coloque o arroz (que ficou de molho e já escorrido), 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (sobremesa) de margarina, 1 tablete de caldo de frango, 2 ovos e sal a gosto e bata bem por 1 minuto esta massa.

DICA: se você quiser dar cor e mais sabor nas panquecas, experimente acrescentar no liquidificador folhas de espinafre aferventadas ou açafrão em pó ou beterraba assada e bater junto com a massa.

2- Numa frigideira, em fogo médio, aquecida e untada com manteiga coloque uma concha da massa da panqueca e espalhe cobrindo todo o fundo da frigideira. Doure um lado por 1 minuto, depois, com cuidado vire a panqueca com uma espátula e doure o outro lado por mais 1 minuto. Retire a panqueca da frigideira e repita este procedimento com toda a massa. Reserve.

3- Tempere 600 g de coxa de frango sem pele e picada na ponta de faca com sal a gosto e 2 dentes de alho grande picadinhos. Numa panela esquente 200 ml de caldo de frango com 1 pitada de sal e 1 pitada de açúcar. Acrescente o frango (temperado acima) e cozinhe em fogo bem baixo, até que esteja cozido (3 a 4 minutos para que não fique duro). Junte suco de 1 limão, 1 pimenta dedo-de-moça picadinha e 2 colheres (sopa) de molho de peixe (nampla), 2 cebolas roxas cortadas em tiras, 2 colheres (sobremesa) de gengibre ralado, folhas de hortelã, coentro e manjericão picadas a gosto, 2 colheres de arroz assado e moído e misture bem.

4- Pegue uma panqueca (feita acima), coloque o recheio de frango (ou outra de sua preferência, como carne moída) e enrole (ou faça trouxinhas amarrando-as com uma folha de cebolinha). Repita esse procedimento até terminar com as panquecas. Sirva com molho de sua preferência e salada.

7 comentários:

  1. Menina, mas que receita legal!
    Bjos
    Yoyo

    ResponderExcluir
  2. Ahh faz prá mim?? não gosto muito de cozinhar, mas adoooro comer ehehe bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana querida adorei sua receita...amo panqueca...vou experimentar e depois te digo...beijos

    ResponderExcluir
  4. Ana, eu fiz essa receita e gostei muito. Recheei com frango mesmo, mas fiz também duas recheadas com doce de côco, o povo por aqui adorou!

    ResponderExcluir
  5. Amiga realmente a receita é interessante, porem descobri recentemente que o (Caldo em tablete) tem glutem ou seja é proibido também para o celiaco ou seja tem Glutem.Meu filho é celiaco (Sandra )

    ResponderExcluir
  6. Ana a minha n deu certo :/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato comigo pelo e-mail bragamaral@uol.com.br.
Agradeço, Ana Maria