domingo, 14 de março de 2010

Antepasto de beringela

Quase não como beringelas, pois nunca sei o que fazer com elas. As receitas que me dão são sempre de frituras e não acho saudável. Na realidade, sou um pouco "prisca" com essa coisa de gordura, colesterol alto...rs. Tento fugir disso, mas nem sempre consigo.
Ultimamente tenho feito o antepasto lá em casa e foi aprovado por todos. Para passar no pão ou na torrada...hum, fica ótimo !!. É muito simples.
Só uma observação a fazer: não coloco o açúcar mascavo.
Vejam a receita:

2 beringelas grandes cortadas em cubos com casca;
1 pimentão amarelo em cubos
1 pimentão vermelho em cubos;
3 colheres de sopa de azeitonas em rodelas;
1 cebola grande;
3 colheres de sopa de passas sem semente;
5 dentes de alho amassados;
2 colheres (sopa) de açúcar (mascavo)
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
Azeite, sal, pimenta-do-reino.

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Em uma assadeira (de aproximadamente 30x40cm) disponha os pimentões, a cebola, o alho, as azeitonas, as passas e as beringelas todos cortados em cubos.
Em um recipiente faça uma mistura com o açúcar mascavo, vinagre, azeite (cerca de 1 xícara), sal (coloquei cerca de 1 colher de sobremesa) e despeje sobre os legumes.
Misture e leve ao forno coberto com papel alumínio por cerca de 45 minutos.
Ao tirar do forno, verifique o tempero. Se precisar acrescenta mais sal.
Jogo ainda umas poucas castanhas quebradas, misturo tudo, ponho num depósito e levo a geladeira. Nos dias seguintes, fica bem mais gostoso.

9 comentários:

  1. Provei esse antipasto e amei!! Recomendo mesmo!!! Malu

    ResponderExcluir
  2. Esse antepasto deve ser uma delicia! No [Dicas de Nutrição] temos a receita do patê de berinjela, pouco parecida com esta. Obrigada pela visita e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer essa receita. quaçquer dia
    Deve ser ótimo esse antepasto
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Farei, logo, logo, que delícia Ana !!!!
    Vai ter aniversário de um sobrinho meu. Para os adultos isso deve ser delicioso. e cai muito bem
    Bjs , Marcia Itatiba (SP)

    ResponderExcluir
  5. eu adoooooro, vou experimentar e te falo!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a receita hein, adorei! Vou experimentar fazer, embora eu não seja das melhores na cozinha rsrs.

    Beijoca e linda semana ♥

    ResponderExcluir
  7. Ana, que bom!!! eu já fiz isso em casa, na verdade, foi uma amiga minha, num aniversário e foi maravilhoso, mas não tinha a receita. Agora vou testá-la porque é uma delícia!! bjs

    ResponderExcluir
  8. Adoro berinjela, Ana!!!!! Deve ser deliciosa essa receita! Prometo testar!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Ana, uma delícia essa receita. Fiz hoje, todos adoraram! Beijos. Você já está participando do meu sorteio.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato comigo pelo e-mail bragamaral@uol.com.br.
Agradeço, Ana Maria