Google+ Followers

quarta-feira, 24 de março de 2010

Panqueca sem farinha de trigo.

No programa da minha xará Ana Maria Braga, vi uma receita de panqueca sem farinha de trigo. Por conta disso me interessei e já estou com a receita para fazer aqui em casa a qualquer momento.
Tem pessoas que não podem comer nada com farinha de trigo e esta é uma boa receita.

Repasso para quem interessar:

Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz cru
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sobremesa) de margarina
- 1 tablete de caldo de frango
- 2 ovos
- sal a gosto


Opção de recheio

- 600 g de coxa de frango sem pele e picada na ponta de faca
- sal a gosto
- 2 dentes de alho grande picadinhos
- 200 ml de caldo de frango
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de açúcar
- suco de 1 limão
- 1 pimenta dedo-de-moça picadinha
- 2 colheres (sopa) de molho de peixe (nampla)
- 2 cebolas roxas cortadas em tiras
- 2 colheres (sobremesa) de gengibre ralado
- folhas de hortelã, coentro e manjericão picadas a gosto
- 2 colheres (sopa) de arroz cru tostado e moído

Modo de Preparo
1- Numa tigela deixe de molho 1 xícara (chá) de arroz cru em 3 xícaras (chá) de água, fora da geladeira por no mínimo 12 horas. Depois deste tempo escorra e reserve.

2 - Num liquidificador coloque o arroz (que ficou de molho e já escorrido), 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (sobremesa) de margarina, 1 tablete de caldo de frango, 2 ovos e sal a gosto e bata bem por 1 minuto esta massa.

DICA: se você quiser dar cor e mais sabor nas panquecas, experimente acrescentar no liquidificador folhas de espinafre aferventadas ou açafrão em pó ou beterraba assada e bater junto com a massa.

2- Numa frigideira, em fogo médio, aquecida e untada com manteiga coloque uma concha da massa da panqueca e espalhe cobrindo todo o fundo da frigideira. Doure um lado por 1 minuto, depois, com cuidado vire a panqueca com uma espátula e doure o outro lado por mais 1 minuto. Retire a panqueca da frigideira e repita este procedimento com toda a massa. Reserve.

3- Tempere 600 g de coxa de frango sem pele e picada na ponta de faca com sal a gosto e 2 dentes de alho grande picadinhos. Numa panela esquente 200 ml de caldo de frango com 1 pitada de sal e 1 pitada de açúcar. Acrescente o frango (temperado acima) e cozinhe em fogo bem baixo, até que esteja cozido (3 a 4 minutos para que não fique duro). Junte suco de 1 limão, 1 pimenta dedo-de-moça picadinha e 2 colheres (sopa) de molho de peixe (nampla), 2 cebolas roxas cortadas em tiras, 2 colheres (sobremesa) de gengibre ralado, folhas de hortelã, coentro e manjericão picadas a gosto, 2 colheres de arroz assado e moído e misture bem.

4- Pegue uma panqueca (feita acima), coloque o recheio de frango (ou outra de sua preferência, como carne moída) e enrole (ou faça trouxinhas amarrando-as com uma folha de cebolinha). Repita esse procedimento até terminar com as panquecas. Sirva com molho de sua preferência e salada.

7 comentários:

  1. Ahh faz prá mim?? não gosto muito de cozinhar, mas adoooro comer ehehe bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana querida adorei sua receita...amo panqueca...vou experimentar e depois te digo...beijos

    ResponderExcluir
  3. Ana, eu fiz essa receita e gostei muito. Recheei com frango mesmo, mas fiz também duas recheadas com doce de côco, o povo por aqui adorou!

    ResponderExcluir
  4. Amiga realmente a receita é interessante, porem descobri recentemente que o (Caldo em tablete) tem glutem ou seja é proibido também para o celiaco ou seja tem Glutem.Meu filho é celiaco (Sandra )

    ResponderExcluir
  5. Ana a minha n deu certo :/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato comigo pelo e-mail bragamaral@uol.com.br.
Agradeço, Ana Maria