sábado, 28 de novembro de 2009

Dicas de cozinha

Estou lendo um livro, só com dicas de cozinha.
O título é " Almoço e Jantar".


Vou colocar aqui algumas poucas delas.
São dicas interessantes e simples:

- O creme de abacate não escurece se vc. colocar dentro da vasilha o próprio caroço de abacate, ou uma colher de aço inoxidável, e guardar na geladeira.

- Em vez de um peru grande, compre dois menores. Além de assar em menos tempo, vc. tem duas vezes os melhores pedaços.

- Faça uma pasta com dois ovos cozidos, salsinha picada, dois dentes de alho, uma pitada de pimenta do reino e maionese. Passe no frango essa mistura e coloque para assar. Fica mais saboroso.

- O purê de bata ficará mais saboroso se vc. acrescentar uma clara batida em ponto de neve às batatas já cozidas e amassadas.

- Para evitar o aparecimento de bichinhos na farinha de trigo, coloque dentro do recipiente algumas folhinhas de louro.

- Se o feijão queimar, transfira para outra panela a parte que não está queimada e acrescente uma cebola inteira, com casca, lavada. Leve novamente ao fogo, e ele perderá o gosto de queimado.

- Se vc. quiser dar um toque especial aos sucos de frutas, substitua os cubos de gelo feitos com água por cubinhos de gelo do próprio suco.

- O gelo ficará bastante decorativo se vc. colocar em cada uma das forminhas uma folha de hortelã, uma cereja ou um gomo de tangerina, antes de levar a água ao congelador.

- Deixe para picar o pimentão após a cebola. Ele tirará facilmente o cheiro de cebola das mãos. Para tirar o cheiro de pimentão, basta lavar as mãos com água e sabão.

- Antes de lavar verduras, deixe-as mergulhadas em água com um pouco de sal e vinagre, durante 10 minutos. Assim, os bichinhos e lagartas subirão à superfície da água, É ótimo para limpar couve-flor.

2 comentários:

  1. Ana, que legal !!!
    Adorei a pasta com ovos cozidos, salsinha.... para passar em pedaços de frango, antes de assá-los. Sabe por que ?? Porque o frango é super chato para pegar tempero, e aí está uma dica super interessante.A da hortelã, gomos de laranja... no gelo achei muito legal. Aliás, todas. Continue lendo esse livro e edite no seu blog querida rs....rs.... Bjs Marcia C C Lima

    ResponderExcluir
  2. Ana!
    Conheci seu blog através do Blog da Dora (Sutilezas da Margarida Arteira), vim atrás porque achei o nome um tanto conhecido....(sutil), bem valeu a pena. Como sempre minha intuição me leva a pessoas que tem algo em comum comigo. Em anos de vida, colecionei um tanto de revistas e coisas, uma delas e essa coleção... parte dela está com minha filha a outra metade comigo... tem receitas muito fáceis de fazer, ótimas para o dia-a-dia. Perfeito, você foi encantadormente inspirada em trazer essa coleção.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato comigo pelo e-mail bragamaral@uol.com.br.
Agradeço, Ana Maria