Google+ Followers

domingo, 29 de novembro de 2009

Humor cearense

Ontem, tive o prazer de assistir a um show de humor.
Aqui em Fortaleza, já é conhecida, como o berço de ótimos humoristas.
Já vi show de vários e todos muito bons.
A peça de ontem, "Tita & Nic: a comédia" onde a produção cinematográfica Titanic ganha roupagem nova, na sátira da Companhia Cearense de Molecagem, sob a direção de Carri Costa tem muito sucesso. Basta dizer que está em cartaz há 11 anos.

Tenho certeza das dificuldades desses atores em sobreviverem da arte.
Aliás não só os atores, mas tantas e tantas outras profissões (bandas, pintores, cantores....etc). Basta dizer que, tem músico que só ganha R$ 40,00 por apresentação !!
Isso chega a ser desanimador.

sábado, 28 de novembro de 2009

Dicas de cozinha

Estou lendo um livro, só com dicas de cozinha.
O título é " Almoço e Jantar".


Vou colocar aqui algumas poucas delas.
São dicas interessantes e simples:

- O creme de abacate não escurece se vc. colocar dentro da vasilha o próprio caroço de abacate, ou uma colher de aço inoxidável, e guardar na geladeira.

- Em vez de um peru grande, compre dois menores. Além de assar em menos tempo, vc. tem duas vezes os melhores pedaços.

- Faça uma pasta com dois ovos cozidos, salsinha picada, dois dentes de alho, uma pitada de pimenta do reino e maionese. Passe no frango essa mistura e coloque para assar. Fica mais saboroso.

- O purê de bata ficará mais saboroso se vc. acrescentar uma clara batida em ponto de neve às batatas já cozidas e amassadas.

- Para evitar o aparecimento de bichinhos na farinha de trigo, coloque dentro do recipiente algumas folhinhas de louro.

- Se o feijão queimar, transfira para outra panela a parte que não está queimada e acrescente uma cebola inteira, com casca, lavada. Leve novamente ao fogo, e ele perderá o gosto de queimado.

- Se vc. quiser dar um toque especial aos sucos de frutas, substitua os cubos de gelo feitos com água por cubinhos de gelo do próprio suco.

- O gelo ficará bastante decorativo se vc. colocar em cada uma das forminhas uma folha de hortelã, uma cereja ou um gomo de tangerina, antes de levar a água ao congelador.

- Deixe para picar o pimentão após a cebola. Ele tirará facilmente o cheiro de cebola das mãos. Para tirar o cheiro de pimentão, basta lavar as mãos com água e sabão.

- Antes de lavar verduras, deixe-as mergulhadas em água com um pouco de sal e vinagre, durante 10 minutos. Assim, os bichinhos e lagartas subirão à superfície da água, É ótimo para limpar couve-flor.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Márlia

Conheci Márlia há uns 2 anos, mais ou menos.

Liguei para ela, pela primeira vez, num dia de domingo, querendo saber se poderia mostrar as roupas da boutique dela.
Notei uma leve relutância, mas concordou em abrir. Afinal, num domingo, a maioria das pessoas quer descansar...rs.
Fui com uma irmã.
Resultado: fizemos uma boa compra.
A empatia foi instantânea. Seu jeito alegre, descontraído, divertido, alto astral logo me conquistou. Gosto tb muito das roupas que ela vende.
De vez em quando, ela me incentiva a "ousar" mais, porém reluto e continuo no "clássico"... rs.
Márlia pode até estar cheia de problemas, mas não repassa isso no seu semblante.
Está sempre rindo.
Uma vez, ela esteve no meu apartamento, para fazer uma "avaliação" das minhas roupas, a meu pedido....rs. Adorei.
Gosto muito das dicas que ela dá e assim me atualizo no quesito "moda".

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Antepasto de beringela

Esta semana, minha filha mais velha, foi lá em casa e juntamente com minha secretaria, prepararam um antepasto de beringela.
Acredito que tenham até outros nomes por aí, mas eu conheço assim.

Gosto muito, por ser uma comida saudável e fácil de preparar.
É muito bom, ter sempre na geladeira.
Com uma torradinha, é tudo de bom.
É fácil de preparar:

Corte as beringelas com as cascas, em cubos. Tb as cebolas e os pimentões (vermelho, amarelo e verde). Tempere com sal e pimenta. Misture tudo e coloque num pirex com vinagre, azeite e agua. O vinagre e a água é meio a meio, que cubra os ingredientes.
Cubra com papel alumínio e ponha no forno por uma hora mais ou menos.
Se quiser acelerar o preparo, pode dar uma cozinhada antes, e só depois levar ao forno coberto com um papel laminado.
Quando pronto, acrescento passas e castanhas de caju.
Depois, é só usufruir dessa delícia.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dentista

Hoje cedo, amanheci no consultório da minha dentista, Dra. Conceição.

Há anos sou cliente dela. Minha admiração por seu trabalho é grande.
Primeiro porque ela já foi elogiada por outra dentista (perita do meu trabalho).
Segundo, porque ela já teve oportunidade de ganhar dinheiro as minhas custas e achou por bem (dos meus dentes) não executar o trabalho.
Nem todo dentista faz isso. Alguns até "criam" coisas para a gente fazer e gastar, consequentemente.
Por conta disso, confio plenamente na opinião dela. Sigo sempre seus conselhos profissionais e até hj nunca me arrependi.
Sem falar que admiro-a como pessoa, como filha, como mãe e como amiga.
Conheço-a desde quando era estudante.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Passeios de domingo


Ontem, domingo, no final da tarde, dei uma saída até a loja Tok & Stock.
Gosto de ir lá, vez ou outra.
Quem sabe, descubro alguma coisa interessante por lá !!.
Tem sempre algo que compro para casa.
Hj comprei 2 caixinhas de plástico (uma, para colocar remédios na mesa e outra, para colocar pegadores de roupas), comprei ainda um jogo americano e um pequeno abajur para usar quando vou fazer caligrafia.
Compro quase tudo na cor branca. Adoro.

De lá fomos (eu e o marido) lanchar. Ah, isso não pode faltar nunca. Sair e não comer alguma coisa por ai, não tem graça ...rs.
Paramos no Empório Delitália novo (foto) e depois, uma passadinha no supermercado, que fica vizinho. Queria comprar, dentre outras poucas coisas, alface para fazer uma salada.

sábado, 21 de novembro de 2009

COMO ACELERAR O METABOLISMO


Uma forma de acelerar o metabolismo é praticando exercícios regularmente, assim se gasta mais calorias. Comer várias vezes ao dia também, pois o organismo a cada 2 ou 3 horas (depende do intervalo das suas refeições), estará trabalhando para fazer a digestão e queimar as calorias e assim se torna mais ativo.

Outra situação muito comum que acontece é a seguinte, o indivíduo faz uma restrição calórica excessiva quando começa uma dieta, querendo obter o emagrecimento o quanto mais rápido possível, no início o organismo responde bem, mas com o passar do tempo, começa estacionar, ou seja, entra no efeito platô, porque ele se acostuma com aquela quantidade ingerida, só que o indivíduo não tem o que fazer, pois não tem como diminuir ainda mais as calorias.

Nessa situação o melhor a fazer é aumentar as calorias e depois de um tempo diminuir devagar.

Por isso muito cuidado com dietas muito restritas e não almeje eliminar peso muito rápido, o correto é que a redução de calorias aconteça aos poucos, até que se conquiste a meta de peso.

Medicamentos, alterações na tireóide, estresse e outros fatores também podem alterar o metabolismo, por isso, analise bem se realmente o seu metabolismo é lento e faça as atitudes ou tratamento correto para acelerá-lo.
Fonte:programa Cyber Diet,

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Orçamento doméstico

A elaboração do orçamento doméstico nem sempre é uma tarefa fácil. Definir quais são as suas necessidades e planejar todos os gastos, considerando sempre a renda disponível, é uma forma de começar a economizar.

Inicialmente, relacione suas despesas fixas tais como luz, gás, água, telefone, aluguel, condomínio, transporte, educação, assistência médica, alimentação etc. Acrescente à lista as despesas eventuais com remédios, consertos em geral, cabeleireiro, oficina mecânica, lazer e outras. Para estas, reserve uma parte de seu salário pois, esses gastos, muitas vezes inesperados, não são raros.
COMO ECONOMIZAR NAS DESPESAS FIXAS

ALIMENTAÇÃO: antes de ir ao supermercado, elabore uma lista de tudo o que você precisa. Desta forma, evitará gastos desnecessários. Fique atento à disposição dos produtos nas prateleiras: supérfluos e itens mais caros estão, normalmente, sempre ao seu alcance.
Lembre-se de que as pessoas têm maior tendência a comprar supérfluos quando vão ao supermercado com fome.

VESTUÁRIO: não compre por impulso. Pesquise! O mesmo produto pode, por vezes, ser encontrado em diversas lojas por preços diferenciados. Cuidado com as promoções. Nem sempre elas são tão vantajosas quanto se apresentam.

MENSALIDADES (escolares, convênios, clubes etc.): Atente-se às cláusulas referentes às datas de vencimento dos pagamentos, assim como às penalidades previstas em contrato. Procure, se possível, adequar os vencimentos a datas posteriores a do recebimento do seu salário.

ENERGIA ELÉTRICA

Lâmpadas: aproveite a iluminação natural, abrindo cortinas e janelas. Locais que não estão sendo usados dispensam lâmpadas acesas. Lembre-se de que pinturas escuras dentro de casa exigem mais iluminação, gerando maior consumo de energia . Em locais de grande circulação (cozinha, área de serviço, banheiro) procure utilizar lâmpadas fluorescentes, que duram mais e reduzem o gasto com energia.

Geladeira e freezer: mantenha o aparelho desencostado de móveis ou paredes, em local arejado e distante de fontes de calor (fogão, luz solar etc.). Evite o "abre e fecha" das portas que provoca grande consumo de energia e não a deixe aberta por longo tempo. Descongele periodicamente. No inverno, regule o termostato do equipamento na menor potência, pois, nesse período, a temperatura não precisa permanecer tão baixa. Saiba que não se deve pendurar roupas na parte traseira do refrigerador. Verifique se a borracha de vedação da porta está em perfeito estado. Não coloque alimentos quentes no interior da geladeira, nem forre prateleiras com toalhas, tábuas, plásticos etc., que prejudicam a circulação do ar frio. Siga rigorosamente as orientações fornecidas pelo fabricante do aparelho.

Ferro de Passar: acumule a maior quantidade possível de roupas e passe-as de uma só vez, evitando ligar o ferro constantemente. Siga a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Passe primeiramente as peças que necessitam de baixas temperaturas e vá regulando o aparelho à medida que os tecidos forem necessitando de mais calor para serem desamassados. Antes de terminar o trabalho, desligue o ferro, aproveitando o calor restante para passar peças leves e pequenas.

Chuveiro Elétrico: evite banhos demorados. Limpe os orifícios de saída de água regularmente. Mude a chave do chuveiro de inverno para verão nos dias quentes. Faça isso com o aparelho desligado.

Televisão: desligue o aparelho quando ninguém está assistindo e não durma com a tevê ligada. Caso o aparelho disponha de "timer", programe-o adequadamente.

Máquinas de lavar e secar: utilize-as em sua capacidade máxima, porém, sem sobrecarregá-las. Mantenha os filtros limpos. No caso das lavadoras, a quantidade de sabão deve ser adequada, de acordo com o indicado pelo fabricante. Mantenha o nivelamento dos aparelhos em relação ao chão.
TELEFONE: procure utilizá-lo racionalmente. Ligações mais demoradas e/ou interurbanas ficarão mais baratas se feitas em horários de tarifas reduzidas. Informe-se junto às operadoras e pesquise quais são esses horários. Lembre-se de que as ligações em aparelhos celulares possuem tarifas mais elevadas.

A utilização da INTERNET pode ocasionar aumento significativo no valor da conta telefônica. Estabeleça limites para o uso e verifique os horários que apresentam tarifas mais baratas.

ÁGUA: mantenha as torneiras sempre bem fechadas e verifique regularmente se não há vazamentos. Utilize a água racionalmente para lavar roupas, louças, limpeza e banho.

ALUGUEL E CONDOMÍNIO: procure não comprometer mais do que 1/3 de seu orçamento com o aluguel e condomínio. Pague sempre em dias essas despesas, evitando juros e multas. Participe regularmente das assembléias de condomínio.

Impostos como IPVA, IPTU e outros devem ser considerados na elaboração de seu orçamento. Contribuições a orgãos de classe e compromissos com instituições assistenciais não podem ser esquecidas e devem ser relacionados.

COMO ECONOMIZAR NAS DESPESAS EVENTUAIS
Preserve sempre uma parcela de seu salário para os gastos imprevistos que podem ocorrer mensalmente, como: a compra de remédios, a necessidade de adquirir um presente, um pequeno reparo em um eletrodoméstico ou uma saída com a família ou amigos.Despesas sazonais como volta às aulas, datas comemorativas (Dia dos Pais, das Mães, dos Namorados, da Criança, Natal, Páscoa etc.), também devem ser consideradas. Elas podem representar um gasto substancial em seu orçamento.
Fonte: http://www.organizesuavida.com.br/.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Meu carro Gol

Comprei em julho deste ano, um carro Gol, modelo 2010. Achei lindo o novo modelo. Escolhi prata pois é a cor da minha preferência.
Atualmente, está com 2.300 quilometros rodados. Dirijo muito pouco. Uso mais para o trabalho/casa/trabalho.
Pois bem, pouco tempo de comprado começou a "chocalhar" e nem parece ser um carro novo. Isso está me chateando.
Amanhã será a 3ª vez que levo na Autorizada.
Ajeitam, volta todo durinho, sem nenhum barulho. Mas, não dá nem 10 dias, para voltar tudo como era antes.
Há poucos dias, escrevi para a Volks e me responderam prontamente. Aconselharam-me a levar novamente o carro na Autorizada.
Vou aguardar o resultado e espero, mais uma vez, não voltar o mesmo barulho de antes.

domingo, 15 de novembro de 2009

Tags para malas

Através de uma prima, Cenira, conheci uns tags para identificação de malas e/ou pacotes.

Achei interessantes e resolvi encomendar alguns para mim e outros para presentear amigos.

Existem vários padrões a escolher e põem-se os dados que se deseja.







É apenas um mimo, mas agrada.

Não estou obtendo lucro nenhum, mas tenho satisfação em divulgar novas idéias.

Essa empresa é de Campinas e se chama Bi Sweet Cards.

Ontem recebi a encomenda pelos Correios. (bisweetcards@terra.com.br)

Vejam as fotos.

sábado, 14 de novembro de 2009

Consumismo não.

Acho um charme, uma calça jeans e uma blusa clara.

Até que não me acho tão consumista ! Pelo menos "normalmente" não sou. Claro que tem uns dias atípicos, que dá vontade de comprar um monte de coisas. Mas isso, nem sempre acontece. Já entrei em shoppings e sai, sem comprar nada, várias e várias vezes.

Toalhas de banho, só tenho o necessário, lençóis, poucos, roupas, poucas, sapatos, idem, bolsas, da mesma forma... e por aí vai.

Só tenho o estritamente necessário mas tudo que tenho, eu uso.
Sou básica em tudo. Minha casa é estilo "clean". Nada de muitos móveis, muitos tapetes, muitos enfeites.
Não fico guardando caixas vazias, latas desocupadas, roupas rasgadas, desbotadas. O que tenho está em bom estado e que uso.

Para trabalhar, gosto muito de usar calça jeans e uma camiseta/blusa. Joga-se acessórios e pronto. Estou pronta. Acho que fica-se arrumada de maneira moderna e sem exageros.
Uma calça jeans com uma blusa branca, acho um charme. (veja fotos, acima)
Se compro sapatos, procuro tirar alguns que não estejam me calçando bem ou mais "surrados". Esse negócio de comprar sapatos apertados com a promessa que "vai ceder", não caio mais. Há poucos dias, tirei 3 pares de sapatos semi novos e dei, pois não cedeu nada.
Se tenho roupas sem usar por mais de 6 meses é porque não estou precisando delas. Passo pra frente. É assim que procuro fazer.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Natal está chegando




Faltam menos de 45 dias para o Natal. Adoro esta época. A cidade fica linda, toda enfeitada e mais iluminada.
Quando minhas filhas eram pequenas sempre armei árvore de Natal daquelas maiores, mas agora.... quero menos trabalho.
Minha atual árvore de Natal, se é que posso chamá-la assim, é bem pequenininha....só mesmo para dizer que tenho uma....rs.
Coloco guirlandas nas portas, um arranjo grande na mesa de jantar e outros menores nas mesinhas e armários.
Já consegui uma pessoa, Aurilene, para ir lá em casa, ajeitar tudo que tenho de enfeites de Natal. Ela está reformando alguns arranjos e pintando outras coisas.
No janelão da sala já colocamos lâmpadas coloridas pisca-pisca.

domingo, 8 de novembro de 2009

Domingo e trabalhando


Hj é domingo, mas vou trabalhar.

Isso acontece um final de semana por mês.

O pior dia que acho, é no domingo. No sábado, nem tanto.

São os ossos do ofício, como diz o ditado.

sábado, 7 de novembro de 2009

Centro Cultural Banco do Nordeste.











Muita gente, daqui de Fortaleza, não conhece ainda o Centro Cultural Banco do Nordeste.
Não sabe o que está perdendo !!
Foi criado em 1998 e vem se firmando no cenário cultural da região como um centro formador de platéias e espaço de difusão e promoção da cultura nordestina, principalmente.
É um local moderno e funcional.
Tem muitas coisas interessantes como: exposições, eventos, teatro, cursos, biblioteca.
O melhor de tudo isso é que, tudo lá é gratuito.
A biblioteca do CCBNB se chama Biblioteca Inspiração Nordestina, inspirado no livro homônimo do Patativa do Assaré.
Tem um acervo em torno de 13 mil títulos. Disponibiliza ao publico pesquisas via internet, salas de estudo, auditório com 80 lugares, salas de leitura individual e em grupo, salas de dvd, de áudio e biblioteca virtual com 12 terminais de computadores conectados à Internet.
Tem um público diário de 800 pessoas por dia.
Localiza-se na rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza - CE.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Gercina.

Esta é a Gercina.



Tenho uma empregada antiga, chamada Gercina. Vejam uma foto dela, acima.

Está comigo há uns 16 anos mais ou menos.
Chegou em minha casa, quando estava para ter minha filha Lia, hj com 21 anos.

Só que, nesse intervalo, ela saiu daqui e passou uns 4 anos sumida. Depois, voltou novamente.

Hj trabalha aqui 3 vezes por semana e cozinha direitinho. Tem um "temperinho" gostoso e todos adoram as comidas feitas por ela.
Não cozinho "essas coisas todas", mas acerto alguns pratos e ensino a ela.
Hj ela fez um risoto de frango, uma farofinha de cuscuz, feijão, carne, macarrão e salada.
Tirei fotos da mesa. Tudo muito bom !!!
Feliz de quem tem uma "Gercina" em casa.

domingo, 1 de novembro de 2009

Pizzaria em casa







Ontem fui ao aniversário da minha afilhada, Carla Valentina e gostei do que vi.
Contrataram uma pizzaria "ambulante". Oferecem toda a estrutura de uma pizzaria em utensílios como mesas, cadeiras, toalhas, forno, choperia, refrigerantes e vários sabores de pizzas. Chama-se Pizzaria à bessa (85. 999.8767).
Sei que muitas pessoas já conhecem, mas ainda não tinha visto. Achei bem interessante e prático para quem não quer ter trabalho.
Vejam fotos acima: a 1ª aparecem Carla Valentina e Lia (mais alta).