segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Como não parecer mais velha.



Não gosto de escrever posts muito grandes, mas achei interessante os conselhos da escritora e especialista em moda norte-americana Charla Krupp que lançou seu livro "Como não parecer velha".

Ensina como mulheres com mais de 40 anos podem se parecer mais jovens. Para ela, a vaidade é uma necessidade para a mulher se manter no mercado de trabalho e para levantar sua autoestima.Ela selecionou alguns dos conselhos de seu livro para ajudar as leitoras a se parecem cinco quilos mais magras, 10 anos mais novas e 10 vezes melhores.Vejam:
Batom - "Abandone o vermelho", aconselha Charla. Após os 40 anos, as maquiagens devem ser claras. Batons escuros envelhecem o rosto e deixam a expressão triste. Cores carregadas, além de causar a impressão de afinamento dos lábios, deixam as rachaduras mais evidentes. Utilize o rosa e outros tons claros, que dão um ar jovem e tornam os lábios mais grossos. Você também deve ter à mão sempre um brilho, porque eles iluminam o rosto. Outra dica é não contornar a boca toda com lápis escuro. Use-o apenas em lugares que precisam ser realçados.
Cabelos - Cuidar do cabelo é a primeira atitude para quem quer parecer mais jovem. "Se você tiver dinheiro para melhorar apenas uma coisa, que sejam os cabelos", diz. O primeiro passo é adotar franjas. Elas emolduram o rosto e dão um ar delicado à expressão. Como os cabelos ficam mais finos à medida que as pessoas envelhecem, o ideal é fazer cortes e usar produtos que dêem volume aos cabelos. No pior das hipóteses, pode-se consultar o dermatologista para saber se precisa de algum tratamento contra a calvície. Resolvido o problema do corte e do volume, pinte-os, se forem grisalhos, ou clareie as madeixas, se forem muito escuras. "Um dos truques para se parecer mais jovem é usar tons claros, e nos cabelos isso é mais que comprovado". Abuse do castanho, faça luzes. "Cabelos pintados são como maquiagem que você nunca tira", ensina a especialista.

Unhas - Para quem tem mais de 40 anos a recomendação é ter as unhas das mãos curtas e em tons claros. Charla acredita que cores escuras envelhecem as mulheres. "Para as meninas, cores escuras são bonitas, mas se você não é mais uma, use um bege ou um tom de rosa muito claro". Já unhas compridas compõem um visual antigo. Além do trabalho que dá mantê-las limpas e pintadas, unhas compridas são um indicativo de que suas donas não trabalham muito. "Não combinam com o dinamismo da mulher moderna, que trabalha, mexe com computadores, cuida dos filhos e tem suas atividades domésticas". Para as unhas dos pés, siga as tendências: cores escuras são liberadas.
Sapatos - O salto alto é indispensável. Ele faz você parecer mais alta, além de deixar sua postura mais ereta. Mais que isso, eles são sexy. Os saltos não precisam ser necessariamente agulha. O conselho é se condicionar a usá-los nos contextos essenciais. "Nem que seja para calçá-los na entrada do restaurante e tirá-los logo na saída. Não existe nada mais velho que sapatinhos feios, mas confortáveis".
Pele - Uma pele bonita é fundamental para parecer mais jovem. Um bom sabonete esfoliante não é necessariamente caro e é um dos cuidados fundamentais para o rejuvenescimento. Charla recomenda esfoliar a pele, especialmente a do rosto, de uma a duas vezes por semana. Para encobrir as imperfeições, o segredo é usar pouca base, justamente o oposto do que as mulheres geralmente fazem. À medida que envelhecem, as mulheres tendem a usar mais maquiagem. "O segredo é passar pouco, até obter um brilho suave". Se a pele é boa, um leve toque é suficiente. "O excesso de base é uma prova evidente de que o rosto tem muitos sinais a esconder".

Para parecer mais magra - O truque para aparentar cinco quilos a menos é acertar na roupa íntima. Charla se diz uma entusiasta de bermudas e tops modeladores, que são peças usadas por baixo da roupa e que deixam o corpo mais magro e firme. "São ótimos para levantar os seios, comprimir a barriga e arrebitar o bumbum", diz. Além disso, não marcam a roupa. Um ponto em que ela se diz fã das brasileiras é em relação às calcinhas. "Gosto de calcinhas pequenas, tanguinhas. Além do efeito estético, elas têm um poder psicológico poderoso", diz. "Ninguém se sente sexy com calcinhas de vovós. Sua capacidade de se sentir sexy está extremamente ligada à sua confiança, em todos os aspectos".

Para levantar os seios - Charla estima que 80% das mulheres usam o sutiã errado. Ela ensina uma técnica para achar o sutiã ideal. Deve-se dobrar os cotovelos formando um ângulo de 90º. A melhor posição é colocar o sutiã no meio do caminho entre a ponta do cotovelo e o ombro. A especialista diz que não existe um modelo ideal porque cada mulher tem suas medidas, mas se ela conseguir ajustar o sutiã neste ponto, os seios ficarão turbinados e a silhueta, mais fina.
Mostre as pernas - A exposição das pernas na medida certa passa uma impressão jovem. Charla é taxativa: jogue fora as meia-calças no tom da pele. Elas dão um tom artificial e antigo às pernas. Se não puder deixá-las de fora, invista nas meias arrastão e nas meias opacas, que chamam menos atenção.
Guarda-roupa - Charla não perdoa. Se você tem um terninho de grife e acha que vai arrasar de elegante com ele, ela joga um banho de água fria nas suas expectativas. Para a especialista, esse look tradicional envelhece até as mais enxutas. Ela não recomenda nenhuma roupa que combine todas suas peças. Esqueça os tailleurs. Nada de tom sobre tom. Moderno e elegante, na sua visão, é abusar dos contrastes. Uma dica são os vestidos com jaquetinhas para completar o visual. Charla não prega que as mulheres sejam magérrimas. "Aceite seu físico, mas tente lidar com os excessos". Use roupas que modelem seu corpo e não que o façam parecer maior do que é. Roupas muito justas deixam imperfeições muito aparentes, mas roupas largas farão você parecer maior. Uma boa dica é usar uma bata ajustada ao corpo com calças skinny (retas em relação à perna) por baixo. Outra sugestão é um vestido com corte em A, que dá um visual nem tão justo, nem tão largo. Quando você for sair, use, no máximo, três peças brilhantes. Não use um vestido brilhante, um colar brilhante, uma bolsa brilhante, brincos brilhantes. Você pode usar um brinco, o vestido e o sapato, por exemplo.

Cirurgia Plástica - "Não gosto de plásticas e em excesso envelhecem". O risco são as operações mal feitas, cujo resultado pode ser uma pele rígida e esticada. "Um rosto com plástica passa a idéia de que você é velha o suficiente para ter de recorrer a este tipo de cirurgia". Charla agradece por viver em uma época em que os avanços cosméticos são capazes de reduzir as rugas em 48 horas. "O botox é um grande amigo, se não for utilizado em exagero". Existem também outros procedimentos, como a injeção de colágeno, ácido hialurônico e até mesmo gordura humana. Apesar de se dizer fã desses recursos, Charla recomenda cautela na hora de procurar um médico.

"É preciso saber que esses procedimentos não impedem o envelhecimento, mas os resultados podem ser muito bons".

O que acharam ? Concordam com as dicas?

26 comentários:

  1. Aninha,vc sempre dando grandes dicas.Mal o ano começou e já estamos aqui com este texto maravilhoso.Adorei as dicas,pode deixar que vou segui-lo,afinal de contas já passei dos 40,como a escritora mesmo diz,rsrs.
    Bjs querida
    Marcia Cristina

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana

    Acertou em cheio nesse post, com as dicas certeiras de Charla. Prego sempre esses mesmos pontos, com exceção da cirurgia plástica da qual sou totalmente à favor, concordando no ponto em que se deve tomar cuidado quanto ao profisional.
    Me perdoe a demora em retribuir seu comentário, mas tirei um dias de folga do blog.
    Uma ótima Segunda-Feira para vc.

    Bjoooooooooooo.............

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Ana Maria,
    muito legal as dicas. Só tenho uma consideração qaunto a franja, depende do tipo. Se for aquela tipo "pastinha" deixa a cara da coroa como: "eu quero ser menina a toda força". Nada como um personal stylist especializado em visagismo, daí acerta de forma perfeita no "look" do cabelo nas cores, cortes e tamanhos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Ana Maria, adorei esse post. Eu concordo com tudo, com o baton vermelho então eu nao uso ao dia, acho que envelhece mesmo. Visual clean deixa a gente com mais frescor mesmo e plásticas bem falado porque na busca da juventude muitas viram caricaturas de si mesmas. beijão e uma semana excelente para você, obrigada minha linda pela amizade e carinho.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,
    Concordo com a maioria das dicas, mas me enfiar em cinta modeladoras, nunquinha! Vejo de longe qdo uma mulher está entalada dentro de uma cinta do Dr. Ray! Prefiro fechar a boca e passar por uma lipo do que ficar parecendo um embutido da Sadia!
    :)))
    Adorei conhecer vc no ano que passou e espero que possamos estar juntas por aqui neste ano que se inicia.
    Bjkas e um ótimo 2011 para vc.

    http://www.gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, concordo com muita coisa aqui.
    www.scrapbookeart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana
    São ótimas dicas a maioria delas. Detesto cintas e calcinhas tanga, acho-as feias, apertam muito, um horror.
    Nos outros itens estou de acordo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana! Obrigada vc por sempre passar no meu blog e deixar um recado querido!! Feliz 2011 e que esse ano venha muita alegria a todos nós! ^^

    ResponderExcluir
  9. Aninha, primeiro quero te dizer que estou com muita saudade, e também quero desejar um 2011 espetacular pra vc e sua família viu linda? Bom, agora quanto a postagem, menina que dicas fantásticas são essas criatura?!!! Amei de coração. Tudo muito fácil de seguir sem fugir ao próprio estilo, o que é melhor ainda. Essa foi dentro visse amiga! Vlwwwwwwwww. Mil bjinhosssssss

    ResponderExcluir
  10. olá querida. que fantásticas essas dicas. concordo com todas. Nos meus 56 anos, foi muito bom ler e saber que estou com tudo nos conformes. tenha um bom e abençoado ano. um abração.

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas!Tô chegando aos quarenta e vou adotar algumas.
    A do cabelo segue a máxima: " Não envelhecemos, ficamos loiras"!!Mas ai eu não tenho coragem...
    Bjocas e FELIZ 2011

    ResponderExcluir
  12. Ana, que incrível! encomendei este livro para mim ontem e vi num site americano.

    aliás, vou lê-lo porque criei um novo blog, o 50VEZES LINDA Moda para jovens mulheres de 50+. Qdo puder, venha me visitar beijos

    Carmen
    Achados de Decoração e 50vezes Linda
    http://50vezeslinda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana
    Que dicas heim?
    Vou adotar quase todas rsrsrrs
    beijinho
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  14. Anamariaaaaaaa! Adorei essas orientações. Mande de novo para meu email. Pareceque li, de manhã e deletei.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o seu post,vou comprar o livro.
    bjs Lais

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana adorei suas postagens e seu blog...
    Nossa q torta maravilhosa aquela de goiabada , já anotei no meu caderninho....
    Vou voltar mais vezes , tô te seguindo.

    ResponderExcluir
  17. ADOREI AS DICAS,
    ANA PASSEI PARA TE DESEJAR UM ANO NOVO CHEIO DE REALIZAÇÕES.BEIJOCAS

    ResponderExcluir
  18. Ana querida, ótimas dicas essas. Só não concordo com relação a cor dos esmaltes, pq isso depende muito do estilo das mulheres.
    O mundo dos blogs me fez conhecer vc, e espero que continuemos juntas tbm. Agradeço o carinho que vc sempre me trata.
    Um grande e carinhoso beijo e um novo ano pleno de realizações.
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá....passei aqui para conhecer....vi no blog da Ana....gostei muito....
    Só que não concordo com unhas curtas e claras....bem vovó e o tal do modelador, nem pensar....uma academia, funciona mais....rssss
    bjus

    ResponderExcluir
  20. Ana, concordo muito com as dicas da escritora. Bom, é aquela coisa: temos que tentar ficar o melhor possivel dentro da idade em que nos encontramos, mas tudo com cautela. O exagero, em tudo, não dá certo mesmo e me parece que essas dicas são bem equilibradas. Obrigada, vc tem mesmo o poder de levantar as pessoas. Bjs Marcia Cristina de ITATIBA (SP)

    ResponderExcluir
  21. Concordei com algumas ,mas nao com a maioria que me pareceram preconceituosas para o seculo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  22. Que maravilhosas dicas! E o que é melhor: REALISTAS! Só uma parcela pequena ( pequena mesmo ) das mulheres têm corpo de Gisele Bundchen, não é verdade? Mas, com essas dicas preciosas e generosas, podemos nos sentir a "própria", né não?
    Amei! E tomei a liberdade de enviar o link de seu post prá todas as minhas irmãs, cunhadas e amigas!
    Amei seu blog! Me tornei seguidora!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Adorei as dicas e tomei a liberdade de espalhar no meu blog...rsrsrs.
    Amei seu blog e me tornei seguidora.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. i loved this c7r82t0g32 cheap designer bags replica replica bags in gaffar market hop over to here b7r38o4c80 replica designer bags replica kipling bags s9n05p5n35 visit the website h3h08g5r10 fake louis vuitton replica bags koh samui w5z91z0a18

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato comigo pelo e-mail bragamaral@uol.com.br.
Agradeço, Ana Maria