Google+ Followers

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo

Em SP, fui conhecer dentre outros locais, o Centro Cultural Banco do Brasil. Está localizado no centro da cidade. O prédio foi o primeiro que sediou o Banco do Brasil na cidade e passou a integrar o complexo cultural das redondezas. Depois de uma reforma minuciosa, o CCBB agora guarda outros tipos de tesouro. A idéia foi transformar o edifício histórico num pólo cultural. Além de uma diversificada programação, há concursos para novos artistas, workshops, palestras e eventos para escolas. O prédio, aliás, merece uma atenção especial dos visitantes. Fiquei encantada com a preservação. Construído há exatamente um século, foi comprado pelo Banco do Brasil em 1927 e tombado pelo Patrimônio Histórico de São Paulo. A reforma recuperou todos os detalhes originais da construção. Não deixe de reparar no teto de vidro pintado e no piso em mosaico.
Fiz uma visita monitorada pela Melissa que trabalha lá, aliás uma simpatia de pessoa.
Não podia deixar de tirar umas fotos de tudo que vi.






Que piso lindo !

Os lustres bem preservados e originais.

Elevador. Bem antigo, tb.e que funciona.

Lindo esse teto!


Esta é a Melissa.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Exposição de fotografias de Alex Uchoa.

Estive na abertura da exposição de fotografia de Alex Uchoa, intitulada "Ceará num litoral único".
Está acontecendo no Espaço Cultural Correios, aqui em Fortaleza.
O Ceará tem o privilégio de possuir um dos mais diversificados e exuberantes litorais da costa brasileira. Aqui cada praia conserva sua própria personalidade. Ora com dunas ora com falésias. Tudo isso adornado com coqueiros e jangadas de velas multicoloridas. É justamente esse cenário, belo e selvagem, que é tema dessa exposição. As fotos que Alex Uchoa apresenta é fruto de várias viagens pela costa do Ceará. É uma seleção de apenas 40 fotografias, entre as mais de 15 mil que foram feitas no última década, trazendo o que há de mais espetacular e único do litoral cearense.
Caso queiram ver mais de perto algumas fotos dele, acessem www.pbase.com/alexuchoa e vejam que espetáculo de fotografias !! Abaixo algumas fotos que tirei durante o evento.





quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Encontro com blogueira em São Paulo

Semana passada, passei uns dias em São Paulo. Fui à serviço, mas fiquei mais uns, à passeio. Apesar do frio, gostei muito. Eu, como boa nordestina, não estou acostumada com frio. Entre uma saída e outra, tive a oportunidade de encontrar amigas já conhecidas e conhecer uma que era somente virtual: Andreia do blog http://www.andreiarenovandoereciclando.blogspot.com/
Não tinha tanta certeza que um blog poderia proporcionar novas amizades "reais". E por isso foi muito gratificante. Nos encontramos num shopping e passamos uma tarde bem agradável. Andreia é uma simpatia e seus filhos uns fofos. Ah, ainda ganhei presentinhos. Adorei.


Andreia e filhos


Presentes que ganhei da Andreia.

Bordado feito pela habilidosa Andreia.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Vamos economizar sacolinhas de plástico ?

A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí.
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo. Veja foto abaixo:
.
Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.
Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura.

É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!
Pode parecer complicado, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados.

Que tal?

Precisamos preservar o meio ambiente.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bolo de fubá.


Hoje venho com uma receitinha de bolo de fubá. Ganhei da filha da minha amiga, Telma. Não sei se dá para notar, mas adoro bolos. De qualquer jeito.
Quando dá vontade, vou à cozinha faço um bolo e geralmente, levo para o meu trabalho. Lá, todas as tardes tem um cafézinho com pão ou bolo. Já é uma tradição. Lembrei de tirar umas fotos para colocar aqui. Não é para gabar, mas o bolo ficou simplesmente maravilhoso. Bem fofinho, conforme a foto acima.
Abaixo, mais fotos, de enquanto estava preparando-o.



No final põe-se as claras em neve, o coco ralado e o fermento.

Olha o que me restou depois....rs. Pias cheias de coisas para lavar.



Segue a receita para quem interessar:

Bolo de Milho e Coco


200 gr. de margarina ou manteiga
2 xícaras de açúcar
3 gemas
2 xícaras de fubá de milho
1 xícara de farinha de trigo
1 vidro de 200 mil de leite de coco
1 ½ xícara de leite de vaca
3 claras em neve
1 colher de sobremesa de fermento em pó.
100 gr. de coco ralado (1 pacote pequeno).

Modo de preparar:
Bata a margarina com o açúcar até ficar esbranquiçado. Acrescentam-se as gemas de uma em uma. Junte aos poucos o fubá, o trigo, o leite de coco e o de vaca, mexendo bem. Reserve.

Bata as claras em neve e junte à massa. Misture levemente e acrescente o coco ralado e o fermento.
Forno pré-aquecido e moderado por mais ou menos 30 minutos.
Só tirar da forma depois de frio.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Um ano de blog.

Hoje meu blog está completando um ano. Isso mesmo. Dia 12 de Outubro de 2009, dia da criança e aniversário da minha filha mais velha. Foi nesse dia que estreei aqui meio sem jeito e sem saber o que dizer, nesse espaço que tem me trazido surpresas maravilhosas.
Eu apenas venho aqui escrever alguns pequenos textos e fazer a vida ficar mais leve. Aqui eu acho graça, me emociono lendo postagens dos companheiros dos blogs e comentários deixados para mim pelos amigos reais e virtuais.
Muitos que me visitam não comentam, mas sei que estiveram aqui, só isso já me faz feliz.
E também há os que comentam mas jamais tive como retornar o carinho, pois não deixaram seus endereços. Vocês nem imaginam como gosto de estar aqui ! Isso, além de muito me distrair, é para mim, uma terapia agradabilíssima.
Quero agradecer a todos meus seguidores. Aqui conheci pessoas maravilhosas, bem como aprendi muito com cada uma delas.
Obrigada a todos.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Jantar dos filhos.

De vez em quando, mamãe faz um jantar só para os filhos e maridos. Precisa dizer que é sempre muito bom e divertido ?
Acho que não preciso falar muito, pois as fotos dizem tudo.
Vejam:







Suporte para os pratos quentes feitos de palhinha. Acho-os lindos.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Calma, muita calma!!


Dizem que a calma é a loucura dos sábios.
Em qualquer situação, quanto mais calma você puder se manter, melhor. A tensão e o nervosismo interferem no bom senso e na capacidade de decisão, que são essenciais para que tudo se resolva da melhor maneira possível. Mantendo-se calma, você estará ajudando a si própria e a quem precisa de você. Isso é sabedoria de vida. Pense nisso, amiga.